Festival Varilux de Cinema Francês

Publicado em 17 de agosto de 2012

PROGRAMAÇÃO:

 

A Arte de Amar (L´art d´aimer) – Somente terça (21) às 18:00

De Emmanuel Mouret. FRA, 11. 1 :25. 14 anos.  Com François Cluzet, Julie Depardieu, Ariane Ascaride, Pascale Arbillot, Frédérique Bel, Judith Godrèche, Louis-Do de Lencquesaing, Philippe Magnan. No exato momento em que nos apaixonamos, produz-se em nós uma música peculiar. Ela é diferente para cada um e pode surgir em momentos inusitados… Cinco histórias sobre a arte de amar, cujos personagens se cruzam ao acaso.

 

A Vida Vai Melhorar (Une vie meilleure) – Somente sábado (18) às 16:40

De Cédric Kahn. FRA, 12. 1:50. 14 anos. Com Guillaume Canet, Leïla Bekhti, Slimane Khettabi, Abraham Belaga. Yann, um cozinheiro, e Nadia, garçonete e mãe de um garoto de 9 anos, decidem arriscar tudo na compra de um restaurante. Com talento, energia, amor e sonhos em abundância, mas sem dinheiro, veem-se enredados numa selva de financiamentos e empréstimos bancários que rapidamente os oprime. Para socorrê-los, Nadia aceita um emprego no Canadá, enquanto que Yann fica para trás com o garoto. Mas de repente, Nadia some…

 

Adeus Berthe ou o Enterro da Vovó (Adieu Berthe ou l|enterrement de Mémé) – Somente sexta (17) às 20:50 e quarta (22) às 16:25

De Bruno Podalydès. FRA, 12. 1:40. 14 anos.  Com Valérie Lemercier, Denis Podalydès, Isabelle Candelier, Pierre Arditi, Michel Vuillermoz, Samir Guesmi.Vovó morreu. Berthe não existe mais. Armand tinha esquecido "um pouco" a sua avó… Farmacêutico, ele trabalha com a esposa, Hélène. Numa gaveta de remédios, Armand esconde acessórios de magia, pois ele prepara, em segredo, uma mágica para o aniversário da filha… da sua amante Alix. E a vovó nisso tudo? Será enterrada ou cremada? Quem era Berthe?

 

americano (Americano) – Somente terça (21) às 14:30

De Mathieu Demy. FRA, 12. 1:35. 14 anos. Com Mathieu Demy, Salma Hayek, Géraldine Chaplin, Chiara Mastroianni. Após o comunicado da morte da mãe, Martin precisa viajar para os Estados Unidos, onde nasceu, para resolver as questões do enterro e também da herança deixada por ela. É quando ele descobre que sua ausência abriu espaço para que Lola, uma dançarina de boate, entrasse na vida da sua própria mãe.

 

E Agora, Aonde Vamos? (Et maintenant, on va où?) – Somente sexta (17) às 18:45 e domingo (19) às 21:00

De Nadine Labaki. FRA, 11. 1:50. 14 anos. Com Nadine Labaki, Claude Baz Moussawbaa, Layla Hakim, Antoinette El-Noufaily. Num país castigado pela guerra, mulheres unidas por uma amizade inalterável estão prontas para proteger suas famílias. Mas, quando os eventos tomam um caminho trágico, até onde estarão dispostas a ir para evitar perder quem lhes resta?

 

My Way, o Mito Além da Música (Cloclo) – Somente domingo (19) às 18:10 e terça (21) às 19:40

De Florent Emilio Siri. FRA, 12. 2:30. 14 anos. Com Jérémie Renier, Benoit Magimel,Monica Scattini. História do astro francês Cloclo, carismático no palco e profissional de marketing, máquina de sucessos e dono de imprensa, mas também pai de família e sedutor… Um homem complexo, múltiplo; sempre apressado, profundamente moderno e disposto a tudo para ser amado.

 

 

O Monge (Le Moine) – Somente segunda (20) às 14:40

De Dominik Moll.  FRA, 11. 1:40. 14 anos. Com Vincent Cassel, Déborah François, Joséphine Japy Sergie López, Géraldine Chaplin, Catherine Mouchet. O irmão Ambrósio é um pregador admirável, que conduz espiritualmente um convento espanhol de monges em meados do século XVII. Educado pelos monges e dotado de um carisma que chama multidões, Ambrósio pensa estar a salvo das tentações. Mas, a chegada ao convento de um noviço misterioso vai semear a dúvida e conduzi­-lo a um destino incomum.

 

 

Políssia (Polisse) – Somente sexta (17) às 16:15 e quarta (22) às 20:20

De Maïwenn.  FRA, 11. 2:15. 14 anos.  Com Maïwenn, Joey Starr, Karin Viard, Marina Foïs. O cotidiano de policiais da Brigada de Proteção aos Menores é formado de prisões de pedófilos, de detenções juvenis, de testemunhos de crianças maltratadas, mas também da pausa do almoço onde se fala dos problemas pessoais, da solidariedade entre colegas e das crises de riso nos momentos mais inimagináveis. Como esses policiais conseguem conciliar suas vidas privadas e a realidade a que são confrontados?

 

 

Uma Garrafa no Mar de Gaza (Une bouteille à la mer) – Somente segunda (20) às 20:10 e quinta (23) às 16:35

De Thierry Binisti. FRA, 11. 1:40. 14 anos. Com Agathe Bonitzer, Mahmud Shalaby, Hiam Abbass. Tal é uma jovem francesa que mora em Jerusalém com sua família. Após a explosão de um camicase num café do seu bairro, ela escreve uma carta a um palestino imaginário, onde exprime suas interrogações e sua recusa em admitir que só o ódio possa reinar entre os dois povos. Ela coloca a carta numa garrafa e entrega a seu irmão para que jogue no mar, perto de Gaza. Algumas semanas depois, Tal recebe uma resposta de um misterioso “Gazaman”.

 

A Filha do Pai (La fille du puisatier) – Somente sábado (18) às 14:40 e quarta (22) às 18:20

De Daniel Auteuil. FRA, 11. 1:50. 14 anos. Com Daniel Auteuil, Kad Merad, Sabine Azéma, Astrid Berges-Frisbey, Nicolas Duvauchelle, Emilie Cazenave, Marie-Anne Chazel. 1939, Patricia, a filha do poceiro Pascal Amoretti engravida de Jacques Mazel, jovem aviador, sendo expulsa a filha de casa. Pouco depois, Jacques Mazel desaparece, pois seu avião sofre um acidente durante a II Guerra Mundial. Esse filme é inspirado no livro de Marcel Pagnol, que já tinha adaptado seu próprio romance para o cinema em 1940, em plena guerra. O livro e o filme fazem parte dos grandes clássicos populares franceses.

 

Aliyah (Aliyah) – Somente segunda (20) às 16:40 e quinta (23) às 18:30

 

De Elie Wajeman. FRA, 12. 1:30. 14 anos. Com Pio Marmai, Cédric Kahn, Adèle Haenel, Guillaume Gouix. Alex, aos 27 anos de idade, tem a impressão de que não fez nada em sua vida. Está sempre à sombra de seu irmão Isaac, que ganha a vida vendendo maconha. Alex vê uma válvula de escape quando seu primo diz que vai abrir um restaurante em Israel. Determinado, ele começa a juntar dinheiro para acompanhar o parente no novo empreendimento. Mas para embarcar nessa nova vida ele terá que deixar tudo para trás e encontrar seu próprio caminho.

 

Aqui Embaixo (Ici bas) – Somente domingo (19) às 16:15

De Jean-Pierre Denis. FRA, 12. 1:40. 14 anos.  Com Céline Sallette, Eric Caravaca, François Loriquet. No fim de 1943 durante a ocupação, Irmã Luce, religiosa de devoção, é enfermeira no hospital de Périgueux. O encontro com um capelão, Martial, perturba sua existência. Do amor do Cristo ao de um homem, Irmã Luce vive uma paixão que mudará seu destino de forma surpreendente.

 

Intocáveis (Intouchables) – Somente sábado (18) às 20:50 e quinta (23) às 20:15

De Eric Toledano e Olivier Nakache. FRA, 11. 1:55. 14 anos. Após um acidente de paraquedas, Philippe, um rico aristocrata, contrata Driss, jovem recém-saído da prisão, para ser seu acompanhante. Dois mundos vão colidir e chegar a um acordo para que nasça uma amizade incomum, uma relação única que irá criar faíscas e torná-los… Intocáveis.

 

O Barco da Esperança (La pirogue) – Somente sexta (17) às 14:30 e segunda (20) às 18:25

De Moussa Touré. FRA, 12. 1:30. 14 anos. Com Souleymane Seye Ndiaye, Laïty Fall, Malamine Um vilarejo de pescadores na grande periferia de Dacar, de onde partem inúmeras pirogas. Depois de travessias, muitas vezes mortais, eles chegam às ilhas Canárias em território espanhol. Baye Laye é capitão de uma piroga de pesca, ele conhece o mar. Ele não quer partir, mas não tem escolha. Será obrigado a levar 30 homens para a Espanha. Muitos não conseguem se entender, alguns nunca viram o mar e nenhum deles sabe o que os aguarda.

 

Paris – Manhattan (Paris – Manhattan) – Somente domingo (19) às 14:40 e terça (21) às 16:20

De Sophie Lellouche. FRA, 12. 1:20.  Com Woody Allen, Alice Taglioni, Patrick Bruel, Marine Delterme, Michel Aumont. Alice é jovem, bonita e entusiasmada com seu trabalho de farmacêutica. Único problema: ainda é solteira. Preferindo se refugiar em sua paixão por Woody Allen, ela resiste com dificuldade à pressão da família, que só pensa em casá-la. Contudo, seu encontro com Victor pode mudar as coisas.

 

 

Um Evento Feliz (Un heureuxévénement) – Somente sábado (18) às 18:45

De Rémi Bezançon. FRA, 11. 1:50. 14 anos.  Com Louise Bourgoin, Pio Marmai, Josiane Balasko, Thierry Frémont, Gabrielle Lazure. "Ela me estimulou, me fez ultrapassar meus limites, me confrontou ao absoluto: do amor, do sacrifício, da ternura, do abandono. Ela me deslocou, me transformou.  Por que ninguém me disse nada? Por que não se fala nisso ?"Un heureux événement, é a visão íntima de uma maternidade, sincera e sem tabus.

 

Titeuf (Titeuf) – Somente sábado (18) e domingo (19) às 13:00

De Zep. FRA, 11. 1:30. Livre. É uma catástrofe! Nadia festeja seu aniversário e Titeuf não foi convidado! Por quê? Como ela pôde esquecê-lo se ele apura tanto sua atitude sedutora toda vez que a encontra? Mas uma tragédia ainda maior vai fazer a vida de Titeuf mudar e torná-la um caos, porque os adultos são definitivamente, mais uma vez, inúteis… Titeuf, como sempre, vai tentar entender o que está acontecendo com ele e multiplicar estratagemas desastrosos para consertar a sua vida… sem perder de vista o seu objetivo: ser convidado ao aniversário da Nadia!

Outros posts do blog do hoje no cinema