Mestre Lua

Mestre Lua | Filmes e séries em que atuou ou dirigiu

Nascimento: 28/07/1950
Local de Nascimento: Salvador, Bahia, Brazil

Biografia de Mestre Lua

Gilson Fernandes, Mestre Lua Rasta, Mestre de capoeira, é músico, artesão e pesquisador de instrumentos de percussão afro-brasileiros. Nasceu em Macaúbas, Salvador – Bahia, em 28 de julho de 1950.

Iniciou seus estudos de capoeira com o Mestre Bimba em 1968.

Em 1969, transferiu-se para a Academia do Mestre Canjiquinha, integrando-se ao Grupo Folclórico Aberre. Desenvolveu o uso da capoeira como linguagem teatral.

Completou seus estudos sob a orientação de seu mestre, participando de diversas rodas de rua, visitando academias e integrando-se a capoeiristas do mundo todo.

Em 1970, Mestre Lua Rasta participou do Grupo "Viva Bahia" de Emília Biancardi. Biancardi é conhecida por contribuir para o reconhecimento e a difusão da cultura afro-brasileira.

A partir daí, Mestre Lua desenvolveu o interesse por atabaques e o desejo de fabricar os tambores, trabalho que continua até hoje. Em 1975, mudou-se para o Rio de Janeiro. Desenvolveu atividades alternativas para trabalhar com capoeira de rua e teatro popular.

De 1981 a 1984, viveu na Europa, abrindo portas em diversos países para a penetração da capoeira e da cultura popular brasileira.

Mestre Lua visitou e passou temporadas em diferentes países da África e da Ásia, onde desenvolveu pesquisas musicais que influenciaram sobremaneira seu ofício e a criação de seus instrumentos musicais.

De volta à Bahia, criou o Atelier Percussivo, centro de referência para a fabricação, difusão e pesquisa de instrumentos afro-brasileiros.

A partir de 1990, Mestre Lua passou a atuar intensamente na área de oficinas de formação especializada e palestras sobre capoeira e percussão no Brasil e no mundo.

Para revitalizar a cultura popular e os povos de ascendência africana, atualmente, o Mestre Lua se dedica especialmente a reconhecer a importância histórica e a riqueza de conhecimento da capoeira, e trabalha para garantir que a capoeira de rua seja reconhecida cultural e socialmente como uma expressão de liberdade por meio de um movimento.

Participações de Mestre Lua em filmes e séries