Meus Filmes Prediletos

Publicado em 3 de fevereiro de 2012

O Hoje no Cinema tem o prazer de publicar a tão esperada lista de filmes de Lula Tdsko! Aposto que todos que acompanham o blog dele certamente gostariam de vê-lo escrevendo na seção “Meus Filmes Prediletos”. Pois é, aí está!

 

 

Lula Tdscko é Analista de Sistemas de formação, Cinéfilo por vocação, Fotográfo por intuição, Flamenguista de paixão  e Ilheense de coração. Tem uma coluna de cinema no Portal iBahia e na Revista da Perini. E ainda é o Pai coruja dos mini Cinéfilos Nina, Enzo e Pietro, a qualificação mais gratificante de todas! 

 

Volta e meia, quando o papo é cinema, me perguntam “Quais os melhores filme que você já viu?“. E eu não tinha uma lista assim em mente, elencada e bem detalhadinha, com argumentos e explicações. Mas resolvi fazer uma. Que me perdoem os belíssimos filmes que já vi e ficaram de fora desta lista.

 

1.   {C}O Sexto Sentido

Se estiver passando na tv, eu vejo, não importa o horário e ocasião, não vou cansar nunca, mesmo já sem o impacto daquele final “tapa na cara”.
Perfeito. “I See Dead People

 

2.   {C}Um Sonho de Liberdade

Adoro “filme de prisão”. Mas neste o foco não é necessariamente a fuga da prisão, mas seu dia-a-dia e as relações criadas com o passar dos anos. Some-se a isto um roteiraço de Stephen King e interpretações maravilhosas de Morgan Freeman e Tim Robbins.

 

3.   {C}Corpo Fechado

Um filme de super-herói que mostra a real transformação (não um mero clipe de 2 minutos!) de um homem comum num extraordinário. Até o vilão tem uma ótima história. E M. Night Shyamalan novamente nos prega uma peça com outro final surpreendente.

 

4.   {C}O Efeito Borboleta

Tinha tudo para dar errado. São muitos os roteiros que brincam de “viagem no tempo” e se dão muito mal. Mas a questão aqui é justamente essa, brincar com o tempo sempre vai dar errado… para alguém. Outro roteiro perfeito.

 

5.   {C}De volta para o futuro

Marty, Doc Brown, McFly (pai) e Biff Tannen são personagens eternos. Idéias visionárias, efeitos especiais inovadores (estávamos em 1985!) e uma trilha sonora grudenta fizeram desse filme (e suas competentes continuações) um verdadeiro hit do cinema-pipoca. “Hello? Hello? Anybody home?

 

6.   {C}ET

Outro clássicão. Impossível ter vivido o inicio dos anos 80 sem ter se apaixonado por esse singelo filme de ficção e fantasia. Spielberg no auge da fase “Peter Pan”, na qual nos brindou excelentes filmes-fantasia. “ET. Phone. Home

 

7.   {C}Matrix

Revolução. Filosofia. Estética. Tudo no cinema de ação mudou depois dele e com ele a ficção renasceu das cinzas. Teve uma continuação excelente e outra nem tanto, mas a mitologia Matrix já estava criada. “I Know Kung Fu!

 

8.   {C}Gladiador

Filme marcado por fortes virtudes como honra e respeito. General do exercito romano, preferido do imperador, se torna um escravo depois de um golpe. Ele traça um plano para resgatar seu posto através de lutas na arena e um delicado jogo de xadrez fora delas.

 

9.   {C}O Advogado do Diabo

Feliz jovem advogado do interior é contratado como super estrela de um renomado escritório de Nova York dirigido por um homem vaidoso, histriônico e enigmático. O jovem se inebria com a nova vida e esquece das origens, num roteiro cheio de metáforas bíblicas.  Um show de Al Pacino. “Look but do n’t touch. Touch but don’t taste. Taste don’t swallow

 

10. Tubarão

1975. Criação do conceito de  “filmes de verão”, ícone do ”cinema de monstros”, do terror sugestivo (temos mais medo do que não vemos do que propriamente do que vemos).  “We gonna need a bigger boat

 

Vale uma menção honrosa para…

“O Silêncio dos Inocentes”, “O Exterminador do Futuro”, “O Exterminador do Futuro 2″, “Dança com Lobos”, “O Conde de Monte Cristo”, “Uma Saída de Mestre”, “Pequena Miss Sunshine”, “O Rei Leão”, “Nove Rainhas”, “A Outra História Americana”, “Os Caçadores da Arca Perdida”, “O Poderoso Chefão”, “O Iluminado” e “Os Goonies”.

Outros posts do blog do hoje no cinema